top of page

A Infantaria compreende o conjunto das tropas particularmente aptas a realizar o combate a pé, ainda que utilizando-se de meios de transporte terrestres, aéreos ou aquáticos para o seu deslocamento. É, por excelência, a arma do combate aproximado, apta a operar em qualquer tipo de terreno e sob quaisquer condições de tempo e visibilidade. Sua finalidade básica é conquistar, ocupar e manter o terreno.

A missão básica da Infantaria na ofensiva é cerrar sobre o inimigo, para destruí-lo ou capturá-lo, conquistar e manter o terreno conquistado, utilizando-se para isto, do fogo, do movimento e da ação de choque.

Sua missão básica na defensiva é manter o terreno, impedindo, resistindo ou repelindo o ataque inimigo, por meio do fogo e do combate aproximado, expulsando-o ou destruindo-o pelo contra-ataque.

No campo de batalha a luta se realiza pela disputa de espaços geográficos, objetivos, áreas ou pontos vitais do terreno, mas, em qualquer caso, cabe a Infantaria a realização destas ações de destruição, captura ou posse, devido às suas características de arma-base.

 

Patrono da Arma de Infantaria:  

 

Brigadeiro Antônio de Sampaio

 

Nasceu em 24 de maio de 1810, em Tamboril, antiga Capitania do Ceará. Antônio de Sampaio participou das lutas contra os cabanos, balaios, praieiros e farroupilhas, ainda nos primeiros postos de sua carreira. Recebeu as insígnias de Brigadeiro por sua bravura na Campanha do Uruguai, atingindo o Generalato, à custa de sua espada invicta. Rumou, em 1866, para a Campanha da Tríplice Aliança, no comando da 3ª Divisão, que viria a ser conhecida como "Divisão Encouraçada", tal o vigor de verdadeira muralha contra os projéteis inimigos. Confluência, Estero Bellaco e Tuiuti constituíram-se em seqüência de feitos gloriosos do intrépido Comandante.  Em 24 de maio de 1866, nos campos de Tuiuti, foi ferido por três vezes na batalha, o que viria a roubar-lhe a vida, semanas mais tarde, levando Antônio de Sampaio a conquistar os louros da consagração como herói nacional, Patrono da Infantaria Brasileira.

INFANTARIA

bottom of page