top of page

NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA

   Os NPOR em geral, como também os CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), nasceram de uma necessidade da formação de uma reserva eficiente para o Exército Brasileiro. E essa necessidade foi sentida pelo Capitão Luiz Araújo Correia Lima, que se lançou com honra e coragem em busca de uma solução para o problema. Seu sonho veio tornar-se realidade em 1927, quando nascia o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva. E assim, foi consagrado ao então Tenente Coronel Correia Lima, morto em 1959, o título de patrono dos CPOR/NPOR.
O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 59º BI Mtz, foi criado pelo aviso ministerial Nr 2342, de 11 de Set 1942, por ocasião da 2ª guerra mundial com o objetivo de suprir os claros de oficiais subalternos do Exército Brasileiro.
O NPOR com seus 70 anos de existência já formou mais de 2000 aspirantes.
Pesa sobre os oficiais da reserva grande parte da condição de mobilização do Exército Nacional, em caso de guerra ou comoção interna, deles exigindo uma continua disponibilidade que assegure um aumento do efetivo militar.
A juventude alagoana encontra no NPOR/59º BI Mtz, a par de sua formação militar, uma sólida escola de civismo onde os sustentáculos morais da nacionalidade são explicitados, analisados e devolvidos, projetando na personalidade do cidadão um acentuado sentimento de patriotismo.
Ex-alunos do Centro têm projetado seus nomes na vida pública, galgando posições de realce, como parlamentares, magistrados, professores universitários, industriais e profissionais liberais.
O NPOR/59º BI Mtz constitui-se em um vigoroso elo entre a segurança e o desenvolvimento e entre o Exército e a sociedade alagoana.

 

Fonte: http://www.59bimtz.eb.mil.br/

bottom of page